top of page
beautiful-young-woman-showing-her-imperfect-belly-2022-07-05-21-59-13-utc.jpg

ABDOMINOPLASTIA
Flacidez da barriga

Abdominoplastia é a cirurgia para melhorar o contorno da região do abdome/barriga. Gestações, alteração de peso, envelhecimento e mudança na distribuição de gordura corporal, podem causar flacidez e prejuízo da definição abdominal, indicando a necessidade do procedimento.
O objetivo é remover o excesso de pele e gordura da porção inferior do abdome e corrigir frouxidão da musculatura abdominal, conhecida como diástase dos músculos retos, dessa forma melhorando a silhueta. A aparência da cicatriz umbilical também é trabalhada, recriando um umbigo pequeno e delicado. Além disso, alguns tipos de cicatrizes abdominais podem ser removidas, como de apêndice, por exemplo.

Há alguns tipos de abdominoplastia. A abdominoplastia clássica é indicada para as pacientes com flacidez de pele e da musculatura, mas que não tenham grandes acúmulos de gordura na região acima do umbigo. A indicação é normalmente feita para pessoas após gestações ou que apresentaram perda de peso, seja pós-cirúrgica bariátrica ou mudança do estilo de vida. A lipoabdominoplastia associa os princípios da abdominoplastia à lipoaspiração. É indicada para pacientes que, além da flacidez de pele e musculatura, apresentem gordura localizada no abdome. A área de descolamento de pele é menor e há um ganho de contorno corporal por conta da lipoaspiração. A mini-abdominoplastia é realizada em pacientes que possuem flacidez muscular e pouca sobra de pele. Nesses casos as cicatrizes normalmente são menores, e o umbigo em geral não é alterado. Por fim, a abdominoplastia em âncora é realizada em pacientes após grande perda de peso e que apresentem flacidez acentuada da pele abdominal. A cicatriz formato de âncora permite remover grande quantidade de tecido e recriar uma cintura mais harmônica.

A cirurgia tem duração de 2 a 3 horas e é realizada em regime de internação hospitalar. A anestesia geral é a mais utilizada e pode ser combinada com raquianestesia ou peridural. Em geral, um dreno de aspiração é colocado abaixo da cicatriz para a remoção de fluidos gerados na cirurgia. A paciente sai da sala cirúrgica com uma malha compressiva para redução do inchaço, que também auxilia na modelagem.

Barriga com contorno natural sem flacidez

Sobre a Cirurgia

Local da cirurgia: centro cirúrgico hospitalar
Tipo de anestesia: anestesia geral 
Tempo de cirurgia: 2 horas
Tempo de internação: 24 horas 
Pontos: externos no umbigo são retirados após 7 a 10 dias 
Dreno: utilizado por cerca de 7 a 10 dias e retirado de acordo com a quantidade de líquido
Pós-operatório:

  • Desconforto na área operada, tratado com analgésicos e anti-inflamatórios

  • Edema (inchaço) e equimose (roxo) são esperados nos primeiros dias

  • Anestesia temporária da parte inferior da barriga

Necessário utilizar malhas compressivas e recomendável fazer sessões de drenagem linfática  

Não Arrisque sua Saúde

Cirurgia plástica só pode ser executada em ambiente hospitalar e por um médico com formação em cirurgia plástica, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

bottom of page