Abdominoplastia

Dra. Patricia Marques
Especialista pela Sociedade
Brasileira de Cirurgia Plástica

Flacidez da barriga 

Abdominoplastia é a cirurgia para melhorar o contorno da região do abdome/barriga. Gestações, alteração de peso, envelhecimento e mudança na distribuição de gordura corporal, podem causar flacidez e prejuízo da definição abdominal, indicando a necessidade do procedimento.
O objetivo é remover o excesso de pele e gordura da porção inferior do abdome e corrigir frouxidão da musculatura abdominal, conhecida como diástase dos músculos retos, dessa forma melhorando a silhueta. A aparência da cicatriz umbilical também é trabalhada, recriando um umbigo pequeno e delicado. Além disso, alguns tipos de cicatrizes abdominais podem ser removidas, como de apêndice, por exemplo.

Há alguns tipos de abdominoplastia. A abdominoplastia clássica é indicada para as pacientes com flacidez de pele e da musculatura, mas que não tenham grandes acúmulos de gordura na região acima do umbigo. A indicação é normalmente feita para pessoas após gestações ou que apresentaram perda de peso, seja pós-cirúrgica bariátrica ou mudança do estilo de vida. A lipoabdominoplastia associa os princípios da abdominoplastia à lipoaspiração. É indicada para pacientes que, além da flacidez de pele e musculatura, apresentem gordura localizada no abdome. A área de descolamento de pele é menor e há um ganho de contorno corporal por conta da lipoaspiração. A mini-abdominoplastia é realizada em pacientes que possuem flacidez muscular e pouca sobra de pele. Nesses casos as cicatrizes normalmente são menores, e o umbigo em geral não é alterado. Por fim, a abdominoplastia em âncora é realizada em pacientes após grande perda de peso e que apresentem flacidez acentuada da pele abdominal. A cicatriz formato de âncora permite remover grande quantidade de tecido e recriar uma cintura mais harmônica.

A cirurgia em duração de 2 a 3 horas e é realizada em regime de internação hospitalar. A anestesia geral é a mais utilizada e pode ser combinada com raquianestesia ou peridural. Em geral, um dreno de aspiração é colocado abaixo da cicatriz para a remoção de fluidos gerados na cirurgia. A paciente sai da sala cirúrgica com uma malha compressiva para redução do inchaço, que também auxilia na modelagem.
 

 

 

 

Não Arrisque sua Saúde

Cirurgia plástica só pode ser executada em ambiente hospitalar e por médico com formação em cirurgia plástica reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 

Vídeos 

Assista nossos vídeos sobre cirurgias e procedimentos em nosso canal clicando aqui

f_cintura.jpeg

Barriga com contorno natural sem flacidez

Sobre a Cirurgia
Local da cirurgia: centro cirúrgico hospitalar
Tipo de anestesia: anestesia geral 
Tempo de cirurgia: 2 horas
Tempo de internação: 24 horas 
Pontos: externos no umbigo são retirados após 7 a 10 dias 
Dreno: utilizado por cerca de 7 a 10 dias e retirado de acordo com a quantidade de líquido
Pós-operatório:

  • Desconforto na área operada, tratado com analgésicos e anti-inflamatórios

  • Edema (inchaço) e equimose (roxo) são esperados nos primeiros dias

  • Anestesia temporária da parte inferior da barriga

Necessário utilizar malhas compressivas e recomendável fazer sessões de drenagem linfática  

Dúvidas? 

Se ficou com dúvida ou quer mais informações, clique abaixo e agende sua consulta!

 

PatriciaPrincipal_edited.jpg
WhatsApp-icone.png