top of page
tumores e lesões.jpeg

TUMORES E LESÕES NA PELE

O câncer de pele é o tipo de tumor maligno mais comum no mundo todo. Felizmente, a maioria dos tipos costuma ter uma evolução lenta e quando diagnosticado e tratado precocemente tem altas taxas de cura.  Para tanto, o acompanhamento criterioso de lesões suspeitas e biópsia, quando indicada, são essenciais.
Existem diversos tipos de câncer de pele, entre eles, as neoplasias cutâneas, o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular, são os mais comuns e o melanoma é o mais grave. Dispomos de uma regra mnemônica para lembrar das características suspeitas de melanoma, chamada ABCDE do melanoma: lesões Assimétricas, Bordas irregulares, Cores diferentes (tons de marrom, preto e azul, em uma mesma pinta), Dimensão maior que 6mm ou que Evoluem (mudam de aspecto). Outros tipos de lesões não pigmentadas (escura) também devem levantar suspeita se fizerem uma ferida que não cicatriza, aumentarem de tamanho em menos de 1 mês ou sangrarem.
Em caso de lesões de pele, o médico dermatologista deverá ser consultado. Em caso de biópsia e necessidade de remoção de lesões, o cirurgião plástico é o médico mais apto a realizar o procedimento.
Lembre-se, na dúvida, sempre consulte!

Tratamento de tumores de pele

Não Arrisque sua Saúde

Cirurgia plástica só pode ser executada em ambiente hospitalar e por um médico com formação em cirurgia plástica, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

bottom of page